A interpretação bíblica e sua relevância para a atualidade.
Nos dias atuais muitas anomalias teológicas surgiram no meio das comunidades eclesiais. Esse fato se deve ao grande despreparo por parte daqueles que estão “interpretando” as Sagradas Escrituras e transmitindo-as ao povo. Interpretar a bíblia corretamente constitui-se então um desafio para os teólogos nos dias atuais.
O termo hermenêutica deriva do verbo grego hermeneu (traduzir, interpretar), e também do substantivo hermeneia (interpretação, tradução).
Palmer (1989, p.24) comenta que o termo hermenêutica está ligado ao deus mensageiro Hermes, pois sua função “é transformar tudo aquilo que ultrapassa a compreensão humana em algo que essa inteligência consiga compreender”. Além disso, ele apresenta três orientações significativas de hermeneuein que são como “dizer”, “explicar” e “traduzir”.
As implicações desses três significados são fundamentais para o teólogo e para a igreja na atualidade, visto que o papel da igreja é a proclamação do kerygma. Por essa razão para que haja uma proclamação kerygmática correta, faz-se necessário uma hermenêutica adequada.
O primeiro significado, a hermenêutica como “dizer” sugere a função sacerdotal de Hermes que consiste em proclamar a mensagem dos deuses aos seres humanos. Essa mensagem proclamada deve ser interpretada pelo sacerdote.
Infelizmente a igreja atual tem perdido sua função sacerdotal, que ao invés de proclamar a mensagem de Deus, está proclamando a sua própria mensagem ou a mensagem de uma estrutura demoníaca[1]. Por essa razão entendo que a igreja não deve negociar sua proclamação, nem tampouco banalizá-la, atendendo aos encantos do mercado religioso atual. Pois a nossa função sacerdotal vai, além disso, visto que somos o porta-voz autorizado para falar em nome de Deus.
O segundo significado, a hermenêutica como “explicar” apresenta a função explicativa ou interpretativa de Hermes. As mensagens do oráculo de Delfos eram interpretações de uma situação, de uma determinada realidade. Algo que não era revelado, e que agora passa a ser conhecido através da intervenção do hermeneuta.
A igreja como a responsável de explicar o kerygma precisa não apenas recitar os textos bíblicos sobre o Cristo, mas precisa elucidá-los aos ouvintes. O grande problema é que obscurecer o sentido do texto para alguns líderes é mais conveniente que explicá-los, pois deixar alguém sem a explicação bíblica é garantia alienação teológica.
O terceiro significado, a hermenêutica como “traduzir” apresenta a função mediadora de Hermes, pois o tradutor é um mediador entre dois mundos distintos. Traduzir uma mensagem não é simplesmente encontrar termos sinônimos, mas tornar compreensível aquilo que é estrangeiro ou estranho. A igreja tem falhado ao traduzir o kerygma na atualidade, pois continua utilizando uma linguagem ultrapassada, arcaica e que não é relevante para o homem atual. Traduzir é uma tarefa de grande urgência na atualidade visto que a linguagem cristã do passado já se desgastou, sendo algo superado e que já não atrai mais ninguém, antes tem sido motivo de escândalo. A hermenêutica e seus significados como “dizer”, “explicar” e “traduzir” precisam ser resgatados nas comunidades eclesiásticas, pois estamos muito distantes dos tempos bíblicos. Essa distância histórica, cultural, lingüística e filosófica tem acarretado sérios problemas para a compreensão e também para a transmissão do kerygma. Assim, gostaria de encerrar este artigo com as palavras de Barth no livro “Introdução à Teologia Evangélica” onde ele fala que como aconteceu no profetismo e no apostolado, o objetivo do teólogo é “Dar respostas humanas à palavra divina”.
[1] Demoníaco no sentido de Tillich.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Infelizmente as anomalias teológicas estão impregnadas nas comunidades eclesiais atuais. Não são todos, mais a maioria dos "interpretes" atuais não estão preocupados em interpretar as Escrituras Sagradas com clareza e responsabilidade, pois estão priorizando seus interesses pessoais, ou por não saberem manusear corretamente as Escrituras Sagradas. Observo que há muitos lideres despreparados e com o ego inflamada por causa de uma nomeclatura eclesiastica, ficam presos a nomeclaturas e se fecham para o conhecimento, o prendizado..., no meu entendimento isso é pura ignorância ou por não quererem se disponibilizarem para o aprendizado daquilo que deve ser realmente valorizado que é o manuseio correto das Escrituras Sagradas, pois o conhecimento é algo que só contribui para o crescimento enriquecimento do homem em todos os áreas da vida.
ResponderExcluirMinha oração é para que nós que nos disponibilazamos para o aprendizado, para a busca do conhecimento venhamos ser homens e mulheres corajosos e audaciosos para manusear e ministrar a Palavra de Deus com sabedoria, com o objetivo de levar os esclarecimentos corretos que conduziram os homens ao crescimento espiritual e também como ser humanano, pois o Reino de Deus esta sedento de verdadeiros adoradores a YHWH.
vc tem toda razão claudia, pois infelizmente a "interpretação" bíblica hoje é realizada para satisfazer as vontades das instituições religiosas.
ResponderExcluir"A igreja tem falhado ao traduzir o kerygma na atualidade, pois continua utilizando uma linguagem ultrapassada, arcaica e que não é relevante para o homem atual"
ResponderExcluirAqui temos uma linha bem delicada (tênue)porque quando falamos de igreja beiramos a porta de varias conotações. ou seja, A igreja local, a igreja como organização "talvez" esteja falhando, "talvez". Não podemos esquecer das várias biblias ja publicadas, como a LINGUAGEM DE HOJE, NOVA VERSÃO INTERNACIONAL-NVI, APLICAÇÃO PESSOAL, VIVA, ETC. existem muitas biblias que a Igreja (através dos seus representantes)tem desenvolvido estas biblias com a linguagem que alguem diz que parece estar conversando com o leitor. O que falar daqueles lideres conhecidos nacionalmente, que em seus sites pregam que voce pode ser moderno sem ser mundano? acredito que os lideres tem se esforçado para transmitir com uma roupagem contemporanea os escritos antigos. talvez não saibam como faze-lo. mas acredito que estão tentando.Preocupo-me com o exagero, preocupo-me que alguém possa transformar o arcaico em licenciosidade. e na tentativa de transmitir uma mensagem com roupagem moderna, o faça com mundanismo. Precisamos orar para que o Senhor nos dê discernimento para identificar-mos estas coisas. Que a modernidade, a atualidade, a necessidade de tornar amensagem atual, não roube a pureza que ela contem. que Deus Nos abençoe.
caro Neldes, quando falo a Igreja estou me referindo aos responsáveis em proclamar a mensagem. Este falham por não compreenderem a real mensagem das Escrituras.
ResponderExcluirSerá Wilson, que é só isso que os leva a falharem; por não compreenderem a real mensagen das Escrituras? Ou sera que agindo como se não compreendecem as Escrituras ficar mais fácil para "justificar" a falta de AMOR, compaixão, tolerancia... pelo próximo?
ResponderExcluirSão muitos os fatos que fica dificil atribuir a falha somente para um ponto. abração
Ola prf. wilson
ResponderExcluirtenho estudado a bíblia, e feito textos biblicos, mas nao fiz ainda o curso de teologia. nao.
vou seguir seu blog e aprender mais e mais.
Seja também seguidor do meu blog (Doutrina de Cristo).
Ele foi criado para abençoar a sua vida, com artigos
preparados para tocar o seu coração!
E mais ...
Inscreva-se e receba atualizações por email.
PS - Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Mateus 24:8
Não tenha medo.
O papel do hermeneuta não é um papel muito fácil, mas também não é difícil. Precisa-se entender que se trata de pensamentos (ideias) divinos (Deus) para com o homem. Requer do hermeneuta um estudo apurado, tempo e determinação para descobrir o que de fato o texto quer dizer. Precisa-se entender qual o gênero literário, em qual contexto está inserido o texto. Jesus por exemplo, utilizou de vários métodos, o mais comum foi a parábola. Paulo usou a hipérbole, entre outros. O hermeneuta que de fato tem compromisso em transmitir a verdade do texto, precisa despojar de todo preconceito, precisa estar desprovido de qualquer ideia já anteriormente formada. Precisa fazer uma formatação na mente, para que haja clareza do texto, pois só assim, pode-se dizer, explicar e traduzir. Pois o texto bíblico não está condicionado a ideias do hermeneuta. Não deixando de esquecer que o texto bíblico foi escrito bem distante de nossa época. O que se percebe é que de fato descobrir o que o texto quer dizer não é muito fácil. Precisa de muita disciplinae aí o hermeneuta não quer submeter-se a esses parâmetros. É por isso que ouvimos tantas aberrações teológicas em pleno século 21. Mas, é necessário, que hajam mais teólogos compromissados com a interpretação bíblica.
ResponderExcluirAs anomalias teológicas não surgiram da noite para o dia, estas existem a muitos anos pois, com a falta de busca do conhecimento, o mensageiro ficou completamente despreparado. Quanto aos dias de hoje, o ouvinte está mais exigente, porque com as facilidades de meios como a internet, o leva a uma busca de conhecer mais sobre as sagradas escrituras.
ResponderExcluirMediante este quadro, todo aquele que exerce a função de transmissor da mensagem tem maior responsabilidade sobre si, para no momento em que houver a proclamação do kerigma, este não chegue aos ouvintes de forma distorcida. Pois muitos têm forçado o texto bíblico a dizer aquilo que ele não diz, sem falar que em determinados momentos as suas experiências (espirituais), recebem mais crédito do que a própria palavra.
Nestes últimos dias há necessidade de maior atenção e retenção do estudo e meditação das sagradas escrituras da forma correta, usando todos os meios e todas as ferramentas possíveis para melhor compreenção do ouvinte.
Assim diz o Senhor: “O meu povo se perde por falta de conhecimento.” Os 4.6a.
Caros Luiz, Claudia, Rauri, Neldes e Ana Cleide,
ResponderExcluirFico feliz de vê-los fazendo teologia, essa é uma sublime tarefa que poucos almejam, visto que no cenário brasileiro e especificamente no Maranhão ainda não existe o devido reconhecimento. Continuem assim, pensadores livres que fazem teologia.
Não tenho muito que acrescentar, até por que os que me antecederam foram felizes em suas colocações, é estamos com uma geração que não conhece a palavra de Deus, e isso por causa de alguns lideres, mas dou graças a Deus que esta levantando uma geração de teologos, que não vão ter compromisso com instituições religiosas hipocritas, mas com a palavra de Deus.
ResponderExcluir